FORTEC e WIPO/OMPI oferecem a associados treinamento em Patent Analytics

“Training Seminar on Patent Analytics for Technology and Innovation Support Centers (TISCs) in Latin America” foi realizado de 27 a 29 de fevereiro de 2024.

O treinamento de associados do FORTEC em Patent Analytics ocorreu no Rio de Janeiro, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do dia 27 ao dia 29 de fevereiro de 2024. Ministrado por Christopher Harrison e Lakshmi Supriya, da WIPO/Geneva, foram trabalhados assuntos como definições, objetivos, usos e valor agregado da análise de patentes; fluxo de trabalho e etapas da preparação de relatórios de prospecção em patentes; gamificação como linguagem de aprendizado; limpeza de dados; análise e visualização de dados; técnicas de narrativa e relato de histórias (storytelling); prós e contras das ferramentas comerciais e de código aberto, o papel da IA na análise de patentes e atividades práticas.

Ministrado por Christopher Harrison e Lakshmi Supriya, da WIPO/Geneva

A ação que integra o Eixo Ações Internacionais do Planejamento Estratégico do FORTEC foi negociada e implementada sob a coordenação da ex-presidente e membro do atual Diretório e Conselho Consultivo Shirley Coutinho, que pleiteou este treinamento à época em que exerceu a presidência do FORTEC, o qual se tornou viável neste momento graças ao aporte financeiro do Japan Patent Office (JPO) à WIPO/OMPI destinado à capacitação de profissionais em países em desenvolvimento. Segundo Shirley “o interesse foi grande, tendo sido recebidas 48 inscrições de associados do FORTEC e adotada a metodologia de seleção baseada nos pré-requisitos: domínio do idioma inglês, conhecimento e experiência em busca em bases de dados de patentes e redação ou análise de pedidos de patentes”.

Participaram vinte e seis associados do FORTEC; sete servidores do INPI e cinco profissionais de países da América Latina, sendo três do Chile e dois do Peru. Para Álvaro Martínez, da Universidade de San Sebastian, no Chile, as ferramentas apresentadas o permitirão poder trabalhar melhor a informação advinda de documentos de patentes, com consequente melhora na decisão em negócios, com o que concorda o também chileno Miguel Angel Cruz, do INPI do Chile, “algumas ferramentas apresentadas foram novas para mim, como por exemplo a de limpeza de dados. Outro ponto alto foi a técnica de “storytelling”. Vamos levar para o nosso dia-a-dia”, afirmou.

Já Cecília Häsner, empresária associada ao FORTEC e vice-coordenadora da Regional Sudeste, que destacou, em sua opinião, “o treinamento apresentou ferramentas úteis para disseminação e capacitação do uso de patentes como informação tecnológica e para a preparação de relatórios para tomadores de decisão”.  Häsner aponta que o treinamento foi excelente não só pelo conteúdo apresentado, mas também por propiciar a troca de experiências entre profissionais de diversas partes do Brasil e da América Latina.

Os materiais apresentados no treinamento serão disseminados por todo o Brasil pelos profissionais associados ao FORTEC, principalmente pelos que atuam como docentes do mestrado profissional do FORTEC, o PROFNIT. Silvia Uchoa, diretora do FORTEC e professora do PROFNIT que participou dos três dias do evento, conta que ficou satisfeita em encontrar os docentes Jaqueline Albino (UNEMAT) e Marcio Miranda (IFRO) e dois egressos do mestrado neste treinamento, Alexandre Euzébio (Porto de Santos) e Danilo Botelho (IFMT) “ é a certeza que houve interesse pelos temas e pelo aperfeiçoamento profissional”, destaca.

De 27 a 29 de fevereiro reuniu associados Fortec e convidados da América Latina

Na mesa de abertura, além dos especialistas da WIPO estavam o Cônsul do Japão no Rio de Janeiro Takashi Manabe; o Diretor de Patentes, Programa de Computador e topografias de circuitos integrados do INPI, Alexandre Dantas, a responsável pelo Escritório da WIPO/OMPI no Rio de Janeiro, Isabella Pimentel, o Presidente do FORTEC, Gesil Amarante, a Vice-Presidente Ana Torkomian e todos os integrantes da atual Diretoria, Juliana Crepalde, Jaqueline Albino, Maria do Socorro Coelho, Silvia Uchoa e Vinícius Faria, além da ex-presidente Shirley Coutinho.

Mais Notícias

Últimas notícias