Catalisa ICT

O FORTEC é uma das entidades parceiras do Programa Catalisa ICT, uma iniciativa articulada pelo SEBRAE, em parceria com a ANPROTEC. O Catalisa ICT visa acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica no país, de forma a alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.

O Programa, que teve início em julho de 2022 e ainda está em andamento, teve 270 Planos de Inovação aprovados para receberem os serviços de Incubadoras/Aceleradoras, NITs e Laboratórios.

O FORTEC foi responsável pelo processo seleção dos Mecanismos (NITs e Laboratórios) e pelo apoio e coordenação dos atendimentos de todos os Planos de Inovação destinados aos serviços de Apoio à Transferência de Tecnologia, Apoio à Proteção da Propriedade Intelectual e Acesso aos Laboratórios. Para esses serviços, o Catalisa contou com 27 Laboratórios e 21 NITs – Núcleos de Inovação Tecnológica credenciados. Esses 48 Mecanismos são responsáveis pelo atendimento de 228 Pesquisadores por todo o país.

O Catalisa ICT, além dos benefícios gerados para a sociedade, como a criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, a transferência de tecnologias oriundas da pesquisa para empresas, a inserção de capital intelectual qualificado (mestres/mestrandos e doutores/doutorandos) em novos negócios, trouxe também muitos benefícios para os Laboratórios e NITs participantes como, networking com Pesquisadores e Universidades, oportunidade de profissionalização dos serviços, promoção de boas práticas entre os Mecanismos e aumento na oferta de serviços e, também, o desenvolvimento de processos de atendimento unificados.

FORTEC parceiro estratégico do Projeto Catalisa ICT 

O Fortec fez parte da concepção do projeto Catalisa ICTs, como parceiro estratégico, por meio do Grupo de Trabalho constituído por representantes da ANPROTEC e FORTEC e coordenado pelo SEBRAE, para a elaboração da Chamada nacional para credenciamento de NITs e Laboratórios para atendimento a negócios inovadores do Catalisa ICT.

O objetivo do Catalisa ICT é acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da:

  • criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;
  • transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;
  • inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

Na fase de divulgação para o ecossistema de inovação, o Fortec apoiou a iniciativa por meio de seus canais de comunicação e realizou um Webinário em seu tradicional ‘Hope Hour’, aberto a todos, para apresentar e esclarecer dúvidas das ICTs.

Na fase de avaliação das propostas, integrantes do Fortec se voluntariaram para analisar e fazer recomendações de match. No total foram selecionados para credenciamento 25 NITs e 51 Laboratórios, para atenderem às demandas apresentadas em cerca de 220 projetos.

Segundo a diretora do Fortec, Elizabeth Ritter “trata-se de uma iniciativa pioneira, de inclusão dos NITs e Laboratórios de ICTs como prestadores de serviços em suas respectivas áreas de competência”. Ritter explica que “ ao FORTEC caberá prestar apoio e assistência aos NITs e Laboratórios na gestão dos atendimentos, acompanhando e realizando seu monitoramento e controle, disponibilizando modelos de relatórios dos serviços prestados, aplicar medidas corretivas quando necessárias e validar os relatórios finais que serão entregues pelos NITs e Labs ao terminar os atendimentos”.

Foram selecionados 25 NITs e 51 laboratórios aptos para atendimento aos Planos de Inovação selecionados pelo Edital Catalisa ICT- Planos de Inovação. Para Gesil Amarante, presidente do Fortec, “é interessante destacar que as demandas para acessar os serviços de NITs superaram as demandas por serviços de laboratórios”.

Conheça a lista de NITs e Laboratórios aprovados para o Catalisa ICT no link: https://lnkd.in/dfwe7kNt