Apoio Catalisa

FORTEC parceiro estratégico do Projeto Catalisa ICT 

O Fortec fez parte da concepção do projeto Catalisa ICTs, como parceiro estratégico, por meio do Grupo de Trabalho constituído por representantes da ANPROTEC e FORTEC e coordenado pelo SEBRAE, para a elaboração da Chamada nacional para credenciamento de NITs e Laboratórios para atendimento a negócios inovadores do Catalisa ICT.

O objetivo do Catalisa ICT é acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da:

  • criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;
  • transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;
  • inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

Na fase de divulgação para o ecossistema de inovação, o Fortec apoiou a iniciativa por meio de seus canais de comunicação e realizou um Webinário em seu tradicional ‘Hope Hour’, aberto a todos, para apresentar e esclarecer dúvidas das ICTs.

Na fase de avaliação das propostas, integrantes do Fortec se voluntariaram para analisar e fazer recomendações de match. No total foram selecionados para credenciamento 25 NITs e 51 Laboratórios, para atenderem às demandas apresentadas em cerca de 220 projetos.

Segundo a diretora do Fortec, Elizabeth Ritter “trata-se de uma iniciativa pioneira, de inclusão dos NITs e Laboratórios de ICTs como prestadores de serviços em suas respectivas áreas de competência”. Ritter explica que “ ao FORTEC caberá prestar apoio e assistência aos NITs e Laboratórios na gestão dos atendimentos, acompanhando e realizando seu monitoramento e controle, disponibilizando modelos de relatórios dos serviços prestados, aplicar medidas corretivas quando necessárias e validar os relatórios finais que serão entregues pelos NITs e Labs ao terminar os atendimentos”.

Foram selecionados 25 NITs e 51 laboratórios aptos para atendimento aos Planos de Inovação selecionados pelo Edital Catalisa ICT- Planos de Inovação. Para Gesil Amarante, presidente do Fortec, “é interessante destacar que as demandas para acessar os serviços de NITs superaram as demandas por serviços de laboratórios”.

Conheça a lista de NITs e Laboratórios aprovados para o Catalisa ICT no link: https://lnkd.in/dfwe7kNt