Bahia conquista primeira identificação geográfica de vinhos tropicais do Brasil

O Vale do São Francisco, na Bahia, é a primeira região do Brasil a receber a indicação geográfica de vinhos tropicais. O registro conquistado – Indicação de Procedência Vale do São Francisco – abre mercados internacionais para o vinho baiano. O processo que levou à obtenção do selo foi conduzido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com resultado anunciado na última semana. O novo status foi divulgado na Revista de Propriedade Industrial (RPI) nº 2704.

O levantamento para se conseguir o selo é baseado em requisitos equivalentes aos da União Europeia. A demanda para o estudo partiu do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), instituição privada, sem fins lucrativos, que congrega os produtores, viticultores, além de vinícolas.

A indicação protege vinhos originais do Vale do São Francisco, indicada como região de geografia peculiar no contexto mundial, levando em consideração a diversidade de uvas que podem ser cultivadas. No Vale, pode-se encontrar variedades adaptadas a diferentes condições de clima, solo e biomas. O registro contribui com o fortalecimento da relação entre as vinícolas da região, especialmente pela busca comum de melhoria constante na qualidade e expressão da tipicidade dos vinhos elaborados.

Vinhos do Vale do São Francisco ganham certificação de origem

Para o Secretário da Agricultura da Bahia, Leonardo Bandeira, o selo, além de agregar valor aos vinhos produzidos no Vale do São Francisco, mostra-se como exemplo da eficiência do trabalho realizado no campo, na Bahia, estado que, frisa o secretário, entrega produtos de qualidade para os mercados interno e externo.

“A nossa região do Vale do São Francisco é capaz de produzir uma média de 1,5 milhão de litros de vinho por ano. Mas nessa parte da Bahia também merece destaque a produção de espumantes, que está em aproximadamente três milhões de litros por ano”, acrescentou Bandeira.

fonte: https://pimenta.blog.br/2022/11/07/bahia-conquista-primeira-identificacao-geografica-de-vinhos-tropicais-do-brasil/

Mais Notícias

Últimas notícias