‘O grande desafio para as empresas brasileiras se diferenciarem no mercado e prosperarem é a aproximação com as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs)’

A declaração é do empresário e presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), Ruben Delgado, em entrevista para o FORTEC. Delgado fará a palestra magna na abertura do XVI Encontro Nacional do Fortec/ VI Congresso Internacional do PROFNIT e XII Prospect&I em Maceió no dia 3 de outubro de 2022. Para Delgado, o Brasil reúne as condições necessárias para alcançar o desenvolvimento e soberania, mas precisa urgentemente focar em áreas de excelência, e a interação empresas-ICT é peça chave nesta estratégia.

Por Karla Bernardo Montenegro 

Fortec/PROFNIT– Fazendo referência ao tema do evento FORTEC-PROFNIT: ‘Construindo a independência com Ciência, Tecnologia e Inovação’, em sua opinião quais são as ações e as políticas necessárias para atingirmos a soberania nacional em CT&I?

Rubén Delgado– Fundamentalmente é necessário fazer escolhas. O Brasil aporta C&T para diversas áreas, mas não define e aposta em áreas de excelência, de referência. O Brasil precisa ser excelência no que ele faz melhor. Estamos em um mundo colaborativo, continua sendo fundamental manter parceiros complementares, quanto mais países colaborarem com o seu nicho tecnológico, melhor. Mas, apesar da intensa colaboração é importante que o Brasil se concentre em áreas específicas para virar referência mundial. Temos capacidade para tornar esta meta realidade.

 

Fortec/PROFNIT – Sua área de especialidade é a tecnologia da informação. Qual a importância de criarmos tecnologias e algoritmos desenvolvidos no Brasil para evitar o ‘colonialismo digital’, a reprodução de padrões de países desenvolvidos que muitas vezes não reconhecem a cultura e questões sociais de países em desenvolvimento, como o Brasil?

Rubén Delgado – É muito importante criar algoritmos no Brasil. Toda tecnologia nova quando surge, praticamente iguala as chances. É onde o país deve apostar. O Brasil é celeiro de técnicos, que precisam empreender, criar novas empresas, sob o risco que estas pessoas se transfiram para outros países. Precisamos criar nossos times aqui, prosperar no Brasil. O conhecimento precisa ser empreendido.

Fortec/PROFNIT – Como acionista em empresas de base tecnológica, como enxerga a jornada do ‘empreendedor do conhecimento’ no Brasil? Quais são os desafios e as oportunidades?

Rubén Delgado – O grande desafio: aproximação com a academia. Para ter diferencial, precisa da pesquisa, da aproximação com a área científica! Os desafios do Brasil são enormes: redistribuição de riquezas, diminuir a distância do consumidor de tecnologia e do não consumidor de tecnologia…ainda tem muita distância entre ICT e empresa e esta situação não pode continuar. A Lei inovação veio ajudar mas ainda tem pouco uso, é preciso facilitar aquisições por parte do governo, tem que superar os desafios de forma mais rápida do que estamos fazendo.

 

Fortec/PROFNIT – Como o Fortec, como associação de gestores de inovação e transferência de tecnologia e o PROFNIT, como pós-graduação (Mestrado Profissional) podem fazer a diferença para atingirmos a soberania nacional em CT&I?

 

Rubén Delgado – O Fortec, os gestores de inovação em ICT e a academia podem se aproximar mais do empresariado. Os editais precisam cada vez mais aproximar empresas âncoras, ICTs e startups. O benefício é para todos. O risco diminui quando cada um faz a sua parte. ICT aporta conhecimento, startup tenta transformar ideias em produtos e as empresas desenvolvem a tecnologia em parceria. A SOFTEX vem promovendo editais de aproximação, é preciso multiplicar estas iniciativas pelo Brasil e trabalhar muito na resolução conjunta de desafios tecnológicos.

 

Saiba mais

XVI Encontro Nacional do Fortec/ VI Congresso Internacional do PROFNIT/ XII ProspeCT&I (evento híbrido)

De 3 a 8 de outubro de 2022

Local: Maceió

Site do evento: https://fortecprofnit2022.com/

Inscrições: https://doity.com.br/fortecprofnit2022

 

Oportunidades (abertas até 30 de setembro 2022) para apresentação de trabalhos:

– Sessões de Pitch Invertido

Empresas apresentam para o ecossistema de inovação oportunidades/desafios tecnológicos

– Sessão: ‘Conte-me algo que não sei – Ecossistema de Inovação’

Governo, empresas e ICTS apresentam soluções replicáveis para o ecossistema de inovação

 

Para mais informações: Envie um email para: evento2022@fortec.org.br

Para assessoria de comunicação: fortecprofnit2022@fortec.org.br

Mais Notícias

Últimas notícias