Fortec e Profnit anunciam evento conjunto de 3 a 8 de outubro em Maceió

11 mesas de discussão, atividades de matchmaking, sessões ‘Conte-me algo que não sei’ e pitch invertido, workshop tech mining, 5 mini cursos e network para todo ecossistema de inovação

‘Construindo a independência com Ciência, Tecnologia e Inovação’ é o tema do XVI Encontro Nacional Fortec; VI Congresso Internacional Profnit e do XII ProspeCT&I, com realização conjunta este ano. A união dos eventos resultou em ampla e diversificada programação voltada para todo ecossistema de inovação, que poderá optar pela participação presencial ou online. As inscrições estão abertas. Saiba todos os detalhes em: https://fortecprofnit2022.com

Duas semanas antes do início do evento, de 19 a 23 de setembro de 2022, o Fortec e o Profnit oferecerão cinco minicursos com o intuito de qualificar profissionais nas áreas temáticas de atuação: dia 19/9 ‘Direitos Autorais: conceitos básicos, tendências e ambiente digital’; dia 20/9 ‘Políticas de Inovação das ICTs e a implementação dos instrumentos para formação de parcerias e alianças estratégicas’; dia 21/09 ‘Construa seus indicadores!’; dia 22/09 ‘Marketing de Tecnologia’ e dia 23/09 ‘Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação’.

Segundo o presidente do Fortec, Gesil Amarante II, “ao completarmos 200 anos de jornada como país independente, é evidente que falta muito para construirmos um nível de autonomia tecnológica de que uma nação de 210 milhões de habitantes necessita. Temos, no entanto, todos os elementos necessários para nos tornarmos capazes de resolver os nossos problemas, econômicos, sociais e ambientais, em harmonia e cooperação com as demais nações. Temos talentos, criatividade, instituições geradoras de conhecimento e de tecnologia, instrumentos legais e ambientes promotores de Inovação”, ressaltando que o ecossistema de inovação brasileiro encontrará no evento Fortec-Profnit muitas oportunidades de parceria em prol da inovação.

O Reitor da UFAL e Representante do Profnit junto à CAPES, Josealdo Tonholo, destaca que o evento … “representa o anseio da comunidade de Ciência Tecnologia e Inovação de interagir, após dois anos de pandemia, trazendo a produção do Mestrado Profnit ao lado de mesas de discussão sobre importantes temas da CTI, contribuindo de forma definitiva para a construção de um futuro do país alicerçado em conhecimento e muita inovação.”

Organizado de forma híbrida, serão oferecidas atividades presenciais e virtuais. Dentre as exclusivamente presenciais estão as sessões de Matchmaking – reuniões de aproximação entre potenciais parceiros – que ocorrerão após as sessões de pitch invertido – onde as empresas/governos apresentam demandas e desafios tecnológicos para as ICTs como explica Olivan Rabêlo, que lidera a organização do evento “identificamos grande interesse na exposição de desafios para ICT, este espaço estará garantido no evento”. Por meio de uma plataforma, os participantes poderão inscrever e agendar a apresentação dos desafios.

Outro destaque é a sessão (híbrida) de apresentação de Soluções e Boas Práticas para Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), denominada ‘Conte-me algo que não sei’. Segundo a vice-presidente do Fortec, Ana Torkomian “o ‘Conte-me’ é uma tradição do Fortec, todos se beneficiam em conhecer soluções desenvolvidas pelos NITs para problemas relacionados ao exercício das atividades”. Este ano está prevista premiação para o melhor ‘Conte-me’ apresentado.

A programação científica está recheada de discussões que irão aprofundar a cooperação entre academia-governo e empresas em prol da inovação.  Serão apresentadas e discutidas diversas oportunidades para o ecossistema de inovação na área de financiamento e políticas públicas; assim como boas práticas e iniciativas empresariais em prol da inovação. A programação preliminar pode ser conhecida em: https://fortecprofnit2022.com

Na programação do evento é possível identificar diferentes momentos de apresentação de trabalhos de egressos e alunos do Profnit. “os egressos são profissionais que desenvolveram soluções para gestão da CT&I como trabalho final do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação”, aponta Wagna dos Santos, coordenadora acadêmica nacional do Profnit.

Já Silvia Uchoa, diretora do FORTEC e Profnit, destaca que a apresentação de trabalhos orais dos alunos Profnit durante a programação do evento é uma oportunidade do público conhecer a diversidade de temas que o Profnit/Fortec trabalha “as sessões são divididas em temas como: empreendedorismo; gestão e políticas públicas; inovação tecnológica; inteligência artificial; propriedade intelectual; prospecção em diversas áreas; tecnologias sociais; transferência de tecnologias, dentre outras. “O evento é uma oportunidade interessante para conhecer melhor os profissionais de CT&I que atuam em empresas e ICTs e estabelecer interações virtuosas e potenciais negócios”, complementa.

Serviço:

Local do evento: SEBRAE AL

Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46 – Centro, Maceió – AL

Endereço virtual para inscrições: https://doity.com.br/fortecprofnit2022

– Como participar do evento?

Acesse o site: https://fortecprofnit2022.com e conheça os detalhes do evento: atividades, modalidades de inscrição e últimas notícias.

O primeiro lote de inscrições vai de 29/07/22 até 19/08/2022, com preços promocionais. Veja as categorias de ingresso em: https://doity.com.br/fortecprofnit2022

– Quais são as oportunidades para inscrição de trabalhos?

1 – Apresentação de trabalhos para o ProspeCT&I 2022 (online)

Veja o regulamento: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/about/submissions

 Data limite para o envio de trabalhos: 07 de agosto de 2022

Mais informações em: https://profnit.org.br/datas

2 – Sessões ‘Conte-me algo que não sei’ 

O “Conte-me algo que não sei”, é o espaço para compartilhamento de experiências práticas entre os participantes do evento.

Para inscrever seu case na atividade ‘Conte-me algo que não sei’ é simples. Basta submeter proposta via plataforma, em arquivo word com os tópicos abaixo:

Nome completo: E-mail; Instituição e cargo que ocupa: Cidade; Título do caso a ser compartilhado; Área de aplicação (tecnológica, gerencial/administrativo, outro); Descrição do caso; Lições aprendidas; Impacto no NIT e na instituição; Como outras instituições podem utilizar a experiência.

Submissão: Após efetivar inscrição no evento, se dirigir a área: ‘Submissão de Trabalhos’ na Plataforma.

Uma comissão fará a seleção das propostas, e os aprovados serão convidados a apresentar o trabalho no evento, no dia 4/10 durante a sessão de 17:30 até 19:30, e/ou publicar no site do Fortec.

Data limite para o envio de trabalhos: até 16 de setembro de 2022

3 – Sessões ‘Pitch invertido’

Em breve

4 – Matchmaking

Em breve

Como apoiar ou patrocinar o evento?

Contatos para apoios e patrocínios: evento2022@fortec.org.br

Lygia Magacho e Olivan da Silva Rabêlo

Contato para Comunicação:

Karla Montenegro (karlabernardo@gmail.com)

Dúvidas sobre o evento? Envie seu email: fortecprofnit2022@fortec.org.br

Mais Notícias

Últimas notícias