Evento: AMOCI FORTEC Meeting 2021

AMOCI FORTEC Meeting 2021 debate “Reposicionamento das Estratégias para promover a Inovação no Brasil”

 Promovido pelo AMOCI, INPA e FORTEC, o evento virtual contará com mais de 30 atividades, momentos de interação e sorteios, com participação de palestrantes do Brasil e de outros países. Inscrições podem ser feitas no site www.amoci.fortec.org.br

 Da Redação: Cimone Barros – INPA / Flávio Rosas – Arranjo AMOCI / Karla Montenegro -FORTEC

Banner: Flávio Rosas

De 01 a 03 de setembro, será realizado o AMOCI FORTEC Meeting 2021 que tem como anfitriões o Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Neste evento será realizada a “3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores” em conjunto com o XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Encontro FORTEC) em formato virtual ainda por causa da pandemia da Covid-19.

 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores

A 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia tem, em sua 3ª edição internacional, a finalidade de promover a interlocução do Sistema Nacional de Inovação visando a troca de expertises nacionais e internacionais na área de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo com foco na Inovação, conforme prevê a Portaria MCTI Nº 251/2014, Lei nº 10.973/2004 e Lei nº 13.243/2016.

O evento se traduz em importante momento por criar um ambiente de interação aos participantes dos eventos tanto do Arranjo AMOCI quanto do FORTEC, fortalecendo a conexão entre os diversos atores do Sistema Nacional de Inovação, além do que, traz as boas práticas desenvolvidas em diversas instituições não só do Brasil, mas do mundo para fortalecer a inovação no país, disse a coordenadora do Arranjo AMOCI e da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (COETI) do INPA, Noélia Falcão.

Diversificada, a programação e o ambiente do AMOCI FORTEC Meeting 2021 foi criado pensando não somente na capacitação e interlocução dos participantes, mas também com o objetivo de criar uma experiência na cidade de Manaus, onde o participante irá contar com cerca de 30 atividades e 40 palestrantes de organizações do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia, entre palestras, talks, mesas-redondas, apresentação de Pitchs de Tecnologias a possíveis investidores (“Tucunaré River”), sempre em pontos turísticos de Manaus, para que os participantes tenham a sensação de estar na capital amazonense.

Entre os temas, estão Inovação para produtos da biodiversidade, Perspectivas para a bioeconomia, Modelos de transferência de tecnologia, Acordos de Parceria, Métodos ágeis nas instituições públicas e empresas para impulsar resultados, Valor de Startup e Ecossistema de Inovação.  Destaque (02 de agosto/ 9h) para a Mesa internacional sobre Contratos de Transferência de Tecnologia e sua aplicabilidade, com Maira Catalina (Grupo Empresarial Bolívar, da Colômbia); Camilo Ansarah (USC); Pascale Chaise (PUC/RS). A moderação será feita por Mauro Catharino (INPI).

Para ser impulsionada, a Inovação no Amazonas e em qualquer lugar do País e do mundo, passa inicialmente pela criação de uma cultura de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo voltada para a Inovação; em seguida, há a necessidade de capacitação técnica de todos os profissionais que estão no ecossistema de inovação e, todo esse conhecimento precisar ser levado à prática. O INPA atua desde 2002 não somente na formação de recursos humanos, mas também na geração de tecnologias protegidas por direitos de Propriedade Intelectual (Patentes) ou Know How e disponibilizadas para transferência. Além do que, o INPA como integrante do Arranjo AMOCI vem desde 2015, atuando na promoção da cultura e da prática da Propriedade Intelectual em toda a Amazônia Ocidental, como também apoiando ações nas demais regiões do país, disse Falcão.

Abertura e Aula Magna

A solenidade de abertura no dia 01 de agosto, às 9h (de Brasília), contará a participação da diretora do Inpa, Antonia Franco, do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, da Coordenadora do Arranjo Amoci e de Tecnologia e Inovação do Inpa, Noélia Falcão e do presidente do Fortec, Gesil Amarante. Também estarão presentes o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Antonio Polsin, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, o chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Bioeconomia da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/ Sedecti), João Paulo Rufino, e o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Oliveira.

Na sequência acontecerá a Palestra Magna sobre Inovação para produtos da biodiversidade: desenho, implementação e sustentação, com o professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho.

Encontro Nacional do Fortec 2021: Reposicionamento das estratégias de inovação e autonomia tecnológica

O XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (XV Fortec) que ocorrerá de 1 a 3 de setembro de 2021 apresenta o tema:  Reposicionamento das estratégias de inovação e autonomia tecnológica, com o objetivo de promover o fortalecimento das interfaces do Sistema Brasileiro de Inovação.

Segundo o presidente do Fortec, Gesil Amarante, “O processo de desindustrialização e a crescente dependência tecnológica externa já eram percebidos como sérias ameaças à economia brasileira. A pandemia provocada pela emergência do vírus SARS-COV-2 mostrou mais uma face da insustentabilidade econômica, ambiental e social de uma posição de limitada autonomia tecnológica a que o Brasil tem se condenado. É necessário que tanto as políticas públicas quanto as políticas institucionais encarem o desafio de reverter esta tendência, se quisermos construir um país mais capaz de resolver seus problemas”.

A programação do XV Fortec está em consonância com a 3ª Conferência internacional sobre processos inovadores na Amazônia, cujo tema é: Interfaces entre ICT, empresários e investidores, organizado pelo Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (AMOCI). As duas instituições (Fortec e AMOCI) se reuniram este ano, para juntas comemorarem os quinze anos de Fortec em um evento único, com muitas atividades e importantes ações em prol da promoção da inovação no Brasil.

As atividades virtuais começam com o ‘Pré Evento’, onde serão ofertados aos participantes o Minicurso “Encomendas Tecnológicas”, ministrado pelo Prof. Andre Rauen (IPEA) nos dias 23 e 24 de agosto das 09h às 13h (Horário Brasília) e o Minicurso sobre “Negociação de Contratos, utilizando os conceitos de valoração”, ministrado pelo Prof. José Luis Solleiro (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM) a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto 2021. Os minicursos apresentam preços diferenciados para associados, alunos PROFNIT e não associados. As informações completas estão em: https://amoci.fortec.org.br/pre_eventofortec/

Além dos minicursos, o pré-evento contemplará um webinário da série “Hope Hour Fortec” no dia 26 de agosto, das 16h às 17h30 com o tema: “Novos desdobramentos da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI)”, com a presença de diretores do Fortec, de Patricia Gestic (ii Intelligence) e representantes do Ministério da Economia. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio deste endereço: https://www.sympla.com.br/hope-hour-fortec—novos-desdobramentos-da-estrategia-nacional-de-inovacao-plano-de-acao__1302582

A programação do XV Fortec inicia no dia 1 de setembro e termina no dia 3 de setembro, com sessões das 9h às 18h, em ambiente virtual. Dentre os temas a serem debatidos estão:  Inovação, perspectivas tecnológicas e econômicas para produtos da biodiversidade, políticas Institucionais de Inovação, modelos internacionais de NIT, modelos de transferência de tecnologia, estrutura e fomento a CT&I, Conflito de interesses na gestão da inovação da ICT, acordos de parceria e prestações de serviços na ICT, valoração econômica da startup, Encomenda Tecnológica (ETEC) e as estratégias de desenvolvimento de vacinas, dentre outros.

Inscrições

O evento será realizado por meio da Plataforma Hybri e o link de transmissão será enviado para os e-mails dos participantes inscritos. As inscrições são realizadas no site www.amoci.fortec.org.br, há atividades gratuitas (Arranjo AMOCI) e outras pagas (FORTEC).

O certificado será disponibilizado ao participante inscrito com pelo menos 50% de frequência nas atividades do evento. Conforme a programação, as manhãs serão coordenadas pelo Arranjo AMOCI e as tardes pelo FORTEC.

Mais Notícias

Últimas notícias