FORTEC, PROFNIT e a força da articulação nacional em destaque na Revista VIA nº 18

Representatividade institucional, protagonismo feminino e fortalecimento da gestão da inovação no Brasil

A edição nº 18 da Revista VIA, publicação semestral do Grupo VIA Estação Conhecimento (UFSC), evidencia a atuação estratégica do FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia) e do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) no fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e da governança da inovação em todo o território nacional.

A publicação apresenta a entrevista da professora Ana Lúcia Torkomian, presidente do FORTEC, em que ela detalha a trajetória do Fórum ao longo de seus 18 anos de existência, destacando seu papel essencial no suporte aos NITs, na formação de profissionais, na proposição de políticas públicas e na disseminação de boas práticas.

“O FORTEC tem atuado no sentido de compartilhar as melhores práticas e capacitar esses NIT no exercício de suas tarefas”, afirma Torkomian.

Ela também ressalta a relevância da Lei de Inovação, a importância da atuação conjunta com outros atores do ecossistema e o protagonismo dos NITs como estruturas responsáveis por conectar o conhecimento científico à sociedade, seja por meio da proteção intelectual, da criação de spin-offs, do licenciamento ou da cooperação com empresas.

PROFNIT: formação nacional como pilar da inovação

Na mesma entrevista, a presidente destaca a importância da capacitação continuada — tanto por cursos de curta duração quanto por programas como o PROFNIT, que é coordenado pela professora Tatiane Balliano, também Diretora do FORTEC. O PROFNIT, como mestrado profissional presente em praticamente todo o país, representa um esforço nacional para consolidar competências em propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

“O PROFNIT cobre praticamente todo o território nacional. Ter um mestrado com aplicação prática é fundamental para essa pauta da inovação”, reforça Torkomian.

O texto ainda traz reflexões sobre internacionalização, regionalização das ações, comunicação estratégica, uso de métricas e indicadores de desempenho para os NITs e a constante necessidade de aperfeiçoamento das ferramentas de gestão da inovação.

A revista e sua articulação com o FORTEC

A edição tem como coordenadora editorial a professora Clarissa Stefani Teixeira, Coordenadora da Regional Sul do FORTEC e líder do Grupo VIA. Esse vínculo institucional fortalece a conexão entre os territórios de inovação, os ambientes de formação e as políticas públicas nacionais.

A Revista VIA é uma publicação institucional do Grupo VIA Estação Conhecimento da UFSC, e tem como objetivo disseminar metodologias, experiências e práticas de transformação territorial a partir da inovação. Com foco em ecossistemas, placemaking, habitats de inovação, living labs e formação de gestores, o VIA atua desde 2015 de forma integrada em várias regiões do país e também no exterior.

📖 Acesse a revista completa: Revista VIA nº 18 https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/Revista-VIA-18-ed.pdf

Mais Notícias

Últimas notícias