Presidente do FORTEC analisa ranking de patentes do INPI em entrevista à Revista FAPESP

Ana Torkomian destacou a presença de uma montadora automobilística no topo do ranking e avaliou o papel das universidades na produção de patentes no Brasil.

A presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Ana Torkomian, participou de uma entrevista publicada na edição de junho da Revista FAPESP, na qual comentou os principais dados do novo relatório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que apresenta o ranking dos maiores depositantes de patentes no país em 2024.

Ao analisar a participação das universidades no ranking, a presidente do FORTEC destacou que, a forte participação das universidades públicas reflete a capacidade de geração de conhecimento das instituições de ensino superior no Brasil e, ainda, a baixa intensidade tecnológica do setor produtivo nacional.

Uma das novidades do relatório é a liderança inédita de uma multinacional do setor automobilístico, que superou as universidades públicas e assumiu o primeiro lugar em número de pedidos de patente. Para Torkomian, o resultado reflete a estratégia dessas empresas de proteger intensamente suas inovações em um mercado altamente competitivo. “A posição de destaque dessa montadora evidencia como a Propriedade Intelectual é tratada como um ativo fundamental por empresas globais”, observou.

A entrevista evidencia o compromisso do FORTEC em contribuir com a análise crítica e técnica dos dados de inovação no Brasil, reforçando seu papel como articulador entre universidades, empresas e poder público na construção de um ecossistema mais dinâmico e eficiente.

Para conferir a entrevista completa, acesse: https://revistapesquisa.fapesp.br/fabricante-de-automoveis-encabeca-o-ranking-nacional-de-patentes/

Para conferir o Ranking do INPI 2024:

Mais Notícias

Últimas notícias