FORTEC renova participação na representação do Brasil no BRICS STIEP Tech Transfer Work Group

O FORTEC renova participação no BRICS STIEP – Science, Technology, Innovation and Entrepreneurship Partnership Working Group -. Integrante desde 2019, neste ano assume a coordenação da elaboração da proposta brasileira para o BRICS STIEP Tech Transfer e a análise de documentos e propostas apresentadas pelos demais países membros. A renovação da nomeação do FORTEC para participar na representação do Brasil no BRICS ocorreu por meio de delegação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil que reconhece o FORTEC como entidade com a competência necessária para fornecer apoio no que diz respeito ao tema de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia. O FORTEC atua como entidade de assessoramento técnico do MCTI e do Ministério de Relações Exteriores nos assuntos deste grupo de trabalho, coordenando as atividades que contam com a colaboração do INPI por meio da Coordenação de Relações Internacionais.

Uma das ações coordenadas pelo FORTEC é a criação da Rede iBRICS, que visa ser um mecanismo de diálogo entre atores de inovação dos países aprovados pelo BRICS, com objetivo de promover apoio mútuo, projetos conjuntos e intercâmbio de boas práticas nos sistemas de inovação do BRICS. Para isso, a Rede procurará construir e implementar mecanismos de compartilhamento de informações. Desta maneira, o FORTEC atua impulsionando a troca de experiências em temas como Propriedade Intelectual, auxiliando na proliferação de patentes, marcas, desenho industrial, direitos autorais entre outros temas de Transferência de Tecnologia.

O MCTI e o FORTEC esperam que esta cooperação traga avanços significativos para o Sistema Nacional de Inovação e facilite, entre os países membros, a comercialização dos resultados da P&D (conhecimento e tecnologia) financiada com recursos públicos em sua maioria, por meio de parcerias, projetos conjuntos, licenciamento de PI e internacionalização de startups e spin-outs, além das ações de cooperação e intercâmbio destinadas a capacitar gestores e técnicos nos assuntos pertinentes às atividades em questão.

Os Associados do FORTEC podem se beneficiar desta iniciativa participando de ações do grupo como: Incremento a proteção de PI, expansão das oportunidades de Knowledge and Tech Transfer (KTT), capacitação profissional, compartilhamento de métodos e instrumentos de coleta e análise de dados voltados a implementação de estatísticas sobre a inovação entre outras ações que venham a ser implementadas.

Veja mais participações do FORTEC no âmbito do BRICS STIEP aqui: https://fortec.org.br/2021/10/22/contribuicao-do-fortec-ao-brics-stiep-science-technology-innovation-and-entrepreneurship-partners-wg-working-group/

Mais Notícias

Últimas notícias