Principal Blog

Convocação Assembleia Geral Ordinária 2021 FORTEC

 

Convocação da Assembleia Geral Ordinária 2021

O Presidente do FORTEC, Gesil S. Amarante Segundo, convida aos associados do FORTEC para participar da Assembleia Geral Ordinária 2021 que ocorrerá durante o XV Encontro FORTEC no dia 03 de setembro às 17h, Link do zoom fornecidos para os previamente associados em dia com o FORTEC por e-mail. Clique no link da Convocação da Assembleia Geral Ordinária FORTEC e veja a Pauta.

DATA e HORA:

17h00min de sexta-feira, dia 03 de setembro de 2021.

Início do credenciamento e disponibilização da lista de associados no pleno gozo de seus direitos (Art. 16 e Art. 17 do Estatuto)

17h05min de sexta-feira, dia 03 de setembro de 2021.

Início da Assembleia como chamada de quórum (art. 24 do Estatuto):  1ª. chamada maioria absoluta dos associados em pleno gozo de seus direitos. 2º. Chamada 30 minutos após, com qualquer número de presentes.

LOCAL: Link do zoom fornecidos para os previamente aos associados FORTEC diretamente nos e-mails de cadastro. 

Caso pretenda representar sua instituição na AGO mas não seja representante legal, pedimos que envie para administrativo@fortec.org.br a carta de designação do representante legal da Instituição até o dia 02/09/2021.

 

Evento: AMOCI FORTEC Meeting 2021

AMOCI FORTEC Meeting 2021 debate “Reposicionamento das Estratégias para promover a Inovação no Brasil”

 Promovido pelo AMOCI, INPA e FORTEC, o evento virtual contará com mais de 30 atividades, momentos de interação e sorteios, com participação de palestrantes do Brasil e de outros países. Inscrições podem ser feitas no site www.amoci.fortec.org.br

 Da Redação: Cimone Barros – INPA / Flávio Rosas – Arranjo AMOCI / Karla Montenegro -FORTEC

Banner: Flávio Rosas

De 01 a 03 de setembro, será realizado o AMOCI FORTEC Meeting 2021 que tem como anfitriões o Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Neste evento será realizada a “3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores” em conjunto com o XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Encontro FORTEC) em formato virtual ainda por causa da pandemia da Covid-19.

 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores

A 3ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia tem, em sua 3ª edição internacional, a finalidade de promover a interlocução do Sistema Nacional de Inovação visando a troca de expertises nacionais e internacionais na área de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo com foco na Inovação, conforme prevê a Portaria MCTI Nº 251/2014, Lei nº 10.973/2004 e Lei nº 13.243/2016.

O evento se traduz em importante momento por criar um ambiente de interação aos participantes dos eventos tanto do Arranjo AMOCI quanto do FORTEC, fortalecendo a conexão entre os diversos atores do Sistema Nacional de Inovação, além do que, traz as boas práticas desenvolvidas em diversas instituições não só do Brasil, mas do mundo para fortalecer a inovação no país, disse a coordenadora do Arranjo AMOCI e da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (COETI) do INPA, Noélia Falcão.

Diversificada, a programação e o ambiente do AMOCI FORTEC Meeting 2021 foi criado pensando não somente na capacitação e interlocução dos participantes, mas também com o objetivo de criar uma experiência na cidade de Manaus, onde o participante irá contar com cerca de 30 atividades e 40 palestrantes de organizações do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia, entre palestras, talks, mesas-redondas, apresentação de Pitchs de Tecnologias a possíveis investidores (“Tucunaré River”), sempre em pontos turísticos de Manaus, para que os participantes tenham a sensação de estar na capital amazonense.

Entre os temas, estão Inovação para produtos da biodiversidade, Perspectivas para a bioeconomia, Modelos de transferência de tecnologia, Acordos de Parceria, Métodos ágeis nas instituições públicas e empresas para impulsar resultados, Valor de Startup e Ecossistema de Inovação.  Destaque (02 de agosto/ 9h) para a Mesa internacional sobre Contratos de Transferência de Tecnologia e sua aplicabilidade, com Maira Catalina (Grupo Empresarial Bolívar, da Colômbia); Camilo Ansarah (USC); Pascale Chaise (PUC/RS). A moderação será feita por Mauro Catharino (INPI).

Para ser impulsionada, a Inovação no Amazonas e em qualquer lugar do País e do mundo, passa inicialmente pela criação de uma cultura de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo voltada para a Inovação; em seguida, há a necessidade de capacitação técnica de todos os profissionais que estão no ecossistema de inovação e, todo esse conhecimento precisar ser levado à prática. O INPA atua desde 2002 não somente na formação de recursos humanos, mas também na geração de tecnologias protegidas por direitos de Propriedade Intelectual (Patentes) ou Know How e disponibilizadas para transferência. Além do que, o INPA como integrante do Arranjo AMOCI vem desde 2015, atuando na promoção da cultura e da prática da Propriedade Intelectual em toda a Amazônia Ocidental, como também apoiando ações nas demais regiões do país, disse Falcão.

Abertura e Aula Magna

A solenidade de abertura no dia 01 de agosto, às 9h (de Brasília), contará a participação da diretora do Inpa, Antonia Franco, do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, da Coordenadora do Arranjo Amoci e de Tecnologia e Inovação do Inpa, Noélia Falcão e do presidente do Fortec, Gesil Amarante. Também estarão presentes o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Antonio Polsin, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, o chefe do Departamento de Ações Estratégicas e Bioeconomia da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/ Sedecti), João Paulo Rufino, e o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Oliveira.

Na sequência acontecerá a Palestra Magna sobre Inovação para produtos da biodiversidade: desenho, implementação e sustentação, com o professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho.

Encontro Nacional do Fortec 2021: Reposicionamento das estratégias de inovação e autonomia tecnológica

O XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (XV Fortec) que ocorrerá de 1 a 3 de setembro de 2021 apresenta o tema:  Reposicionamento das estratégias de inovação e autonomia tecnológica, com o objetivo de promover o fortalecimento das interfaces do Sistema Brasileiro de Inovação.

Segundo o presidente do Fortec, Gesil Amarante, “O processo de desindustrialização e a crescente dependência tecnológica externa já eram percebidos como sérias ameaças à economia brasileira. A pandemia provocada pela emergência do vírus SARS-COV-2 mostrou mais uma face da insustentabilidade econômica, ambiental e social de uma posição de limitada autonomia tecnológica a que o Brasil tem se condenado. É necessário que tanto as políticas públicas quanto as políticas institucionais encarem o desafio de reverter esta tendência, se quisermos construir um país mais capaz de resolver seus problemas”.

A programação do XV Fortec está em consonância com a 3ª Conferência internacional sobre processos inovadores na Amazônia, cujo tema é: Interfaces entre ICT, empresários e investidores, organizado pelo Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (AMOCI). As duas instituições (Fortec e AMOCI) se reuniram este ano, para juntas comemorarem os quinze anos de Fortec em um evento único, com muitas atividades e importantes ações em prol da promoção da inovação no Brasil.

As atividades virtuais começam com o ‘Pré Evento’, onde serão ofertados aos participantes o Minicurso “Encomendas Tecnológicas”, ministrado pelo Prof. Andre Rauen (IPEA) nos dias 23 e 24 de agosto das 09h às 13h (Horário Brasília) e o Minicurso sobre “Negociação de Contratos, utilizando os conceitos de valoração”, ministrado pelo Prof. José Luis Solleiro (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM) a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto 2021. Os minicursos apresentam preços diferenciados para associados, alunos PROFNIT e não associados. As informações completas estão em: https://amoci.fortec.org.br/pre_eventofortec/

Além dos minicursos, o pré-evento contemplará um webinário da série “Hope Hour Fortec” no dia 26 de agosto, das 16h às 17h30 com o tema: “Novos desdobramentos da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI)”, com a presença de diretores do Fortec, de Patricia Gestic (ii Intelligence) e representantes do Ministério da Economia. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio deste endereço: https://www.sympla.com.br/hope-hour-fortec—novos-desdobramentos-da-estrategia-nacional-de-inovacao-plano-de-acao__1302582

A programação do XV Fortec inicia no dia 1 de setembro e termina no dia 3 de setembro, com sessões das 9h às 18h, em ambiente virtual. Dentre os temas a serem debatidos estão:  Inovação, perspectivas tecnológicas e econômicas para produtos da biodiversidade, políticas Institucionais de Inovação, modelos internacionais de NIT, modelos de transferência de tecnologia, estrutura e fomento a CT&I, Conflito de interesses na gestão da inovação da ICT, acordos de parceria e prestações de serviços na ICT, valoração econômica da startup, Encomenda Tecnológica (ETEC) e as estratégias de desenvolvimento de vacinas, dentre outros.

Inscrições

O evento será realizado por meio da Plataforma Hybri e o link de transmissão será enviado para os e-mails dos participantes inscritos. As inscrições são realizadas no site www.amoci.fortec.org.br, há atividades gratuitas (Arranjo AMOCI) e outras pagas (FORTEC).

O certificado será disponibilizado ao participante inscrito com pelo menos 50% de frequência nas atividades do evento. Conforme a programação, as manhãs serão coordenadas pelo Arranjo AMOCI e as tardes pelo FORTEC.

Encomendas Tecnológicas e Negociação de Contratos utilizando os conceitos de valoração

0

O Fortec oferece dois cursos exclusivos, com conteúdo focado nas demandas dos NITs e demais agentes do ecossistema de inovação. As inscrições estão abertas.

Curso ‘Encomendas Tecnológicas’: dias 23 e 24 de agosto 2021

Andre Rauen, economista diretor de estudos de inovação do Ipea, irá detalhar a modalidade de compra pública que envolve produtos inovadores ainda não disponíveis no mercado, a encomenda tecnológica. Prevista na lei de inovação e regulamentada em decreto, a encomenda tecnológica é um dos instrumentos possíveis de serem utilizados pelos gestores de inovação para melhor qualificar uma tecnologia em desenvolvimento na instituição; para obter serviço de pesquisa, desenvolvimento e inovação inéditos no mercado ou para desenvolvimento de novo processo inovador.

A encomenda tecnológica da vacina contra a Covid-19, COVISHIELD, contratada pelo Ministério da saúde do Brasil para o enfrentamento da pandemia é o exemplo mais recente da aplicação deste instrumento em favor do interesse público. Existem outros exemplos práticos que serão apresentados neste curso além do passo a passo nas etapas necessárias para aplicar de forma correta esta ferramenta. Serão discutidos também exemplos de encomendas tecnológicas de outros países, a fim de provocar a reflexão por meio de lições aprendidas.

Veja a ementa aqui:

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/minicurso-curso-encomendas-tecnologicas—pre-encontro-fortec-2021__1294314

 

Curso ‘Negociação de Contratos, utilizando os conceitos de valoração’: dias 30 e 31 de agosto 2021

O curso é voltado para gestores de inovação e demais atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. José Luis Solleiro, diretor da Cambiotec, organização dedicada a consultoria e capacitação em gestão da inovação, irá detalhar métodos de negociação de contratos envolvendo CT&I; prospecção tecnológica e valoração de tecnologia.

Veja a Ementa

Horário (sujeito a confirmação) 30 de agosto 31 de agosto
9:00-11:00 Tipos de contratos de transferencia y su relación con el nivel de madurez de la tecnología Estrategias para negociar cláusulas de contratos: alcance de los derechos, asistencia técnica, capacitación, pagos diversos, responsabilidad, sub-licenciamiento, etc.
11:00-11:15 Intervalo Intervalo
11:15-13:15 Práctica de elaboración de estrategias de negociación en grupos pequeños Práctica de elaboración de breves guías para negociar diferentes tipos de contratos de TT

 

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/minicurso-negociacao-de-contratos-utilizando-conceitos-de-valoracao-de-tecnologia-pre-evento-fortec__1294315

Encontro Nacional do Fortec 2021: Reposicionamento das estratégias de inovação e autonomia tecnológica 1 a 3 de setembro

O XV Encontro Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (XV Fortec) que ocorrerá de 1 a 3 de setembro de 2021 apresenta o tema:  Reposicionamento das estratégias de inovação e autonomia tecnológica, com o objetivo de promover o fortalecimento das interfaces do Sistema Brasileiro de Inovação.

Segundo o presidente do Fortec, Gesil Amarante, “O processo de desindustrialização e a crescente dependência tecnológica externa já eram percebidos como sérias ameaças à economia brasileira. A pandemia provocada pela emergência do vírus SARS-COV-2 mostrou mais uma face da insustentabilidade econômica, ambiental e social de uma posição de limitada autonomia tecnológica a que o Brasil tem se condenado. É necessário que tanto as políticas públicas quanto às políticas institucionais encarem o desafio de reverter esta tendência, se quisermos construir um país mais capaz de resolver seus problemas”.

A programação do XV Fortec está em consonância com a 3ª Conferência internacional sobre processos inovadores na Amazônia, cujo tema é: Interfaces entre ICT, empresários e investidores, organizado pelo Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (AMOCI). As duas instituições (Fortec e AMOCI) se reuniram este ano, para juntas comemorarem os quinze anos de Fortec em um evento único, com muitas atividades e importantes ações em prol da promoção da inovação no Brasil.

As atividades virtuais começam com o ‘pré-evento’, onde serão ofertados aos participantes o Minicurso ‘Encomendas Tecnológicas’, ministrado pelo Prof. Andre Rauer (IPEA) no dia 23 e 24 de agosto das 09:00 às 13:00 (horário Brasília) e o Minicurso sobre Negociação de Contratos, utilizando os conceitos de valoração, ministrado pelo Prof. José Luis Solleiro (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM) a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2021 (curso não haverá tradução simultânea). Os minicursos apresentam preços diferenciados para associados, alunos PROFNIT e não associados. As informações completas estão em: https://amoci.fortec.org.br/pre_eventofortec/

Além dos minicursos, o pré-evento contemplará um webinário da série ‘Hope Hour Fortec’ no dia 26 de agosto, das 16:00 às 17:30 com o tema: ‘Novos desdobramentos da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), com a presença de diretores do Fortec, de Patricia Gestic (ii Intelligence) e representantes do Ministério da Economia. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio deste endereço: https://www.sympla.com.br/hope-hour-fortec—novos-desdobramentos-da-estrategia-nacional-de-inovacao-plano-de-acao__1302582

A programação do XV Fortec e da III Conferência AMOCI inicia no dia 1 de setembro e termina no dia 3 de setembro, com sessões das 9:00 às 18:00 em ambiente virtual. Dentre os temas a serem debatidos estão:  Inovação, perspectivas tecnológicas e econômicas para produtos da biodiversidade, políticas Institucionais de Inovação, modelos internacionais de NIT, modelos de transferência de tecnologia, estrutura e fomento a CT&I, Conflito de interesses na gestão da inovação da ICT, acordos de parceria e prestações de serviços na ICT, valoração econômica da startup, Encomenda Tecnológica (ETEC) e as estratégias de desenvolvimento de vacinas, dentre outros. As inscrições estão abertas em: https://www.sympla.com.br/amoci-fortec-meeting-2021__1301992 e a programação preliminar do evento pode ser acessada em: https://amoci.fortec.org.br/programacao/

 

Mais informações: operacao@fortec.org.br

FORTEC lança Pré evento para XV Encontro FORTEC e AMOCI FORTEC Meeting 2021

O Pré-Evento ocorrerá no mês de agosto e serão ofertados aos participantes dois Minicursos sendo um internacional e um Hope Hour.

O Minicurso sobre Encomendas Tecnológicas será ministrado pelo Prof. Andre Rauen (IPEA)  nos dias 23 e 24 de agosto às 9h.

E o Minicurso Internacional sobre Negociação de Contratos, utilizando os conceitos de valoração, ministrado pelo Prof. José Luis Solleiro (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM) ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto às 9h. (O curso não haverá tradução simultânea.)

Além dos minicursos o pré-evento contemplará um Hope Hour sobre os Novos Desdobramentos da Estratégia Nacional de Inovação com a presença de representantes do Ministério da Economia no dia 26 de agosto de 2021 às 16h.

Confira a programação completa do Pré Evento

 

O AMOCI FORTEC Meeting 2021 tem como objetivo fortalecer ainda mais as interfaces do Sistema Brasileiro de Inovação e, para tanto, compreenderá atividades Pré-Evento, que ocorrerão no mês de agosto de 2021, e uma programação repleta de conteúdo e interação que ocorrerá entre os dias 1 e 3 de setembro de 2021.

Confira mais informações em XV Encontro FORTEC 2021

Está aberto o prazo de preenchimento da Pesquisa FORTEC de Inovação ano base 2020

Gostaríamos de convidá-los a participar da quinta edição da Pesquisa FORTEC de Inovação, relativa ao Ano Base 2020. A Pesquisa FORTEC de Inovação tem como objetivo melhorar nosso conhecimento e compreensão acerca da proteção da propriedade intelectual (PI) e transferência de tecnologia (TT) nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) brasileiras, assim como medir seu impacto na promoção da inovação tecnológica.
Em sua última edição (relativa ao ano base 2019), a Pesquisa contou com a participação de 128 NIT, representando um total de 145 ICT de todo o país, públicas e privadas.
Como participar?
A Pesquisa está sendo respondida completamente online, por meio de uma Planilha Google. Cada respondente recebe um link de participação, específico para a respectiva ICT. Ao finalizar o questionário, basta enviar um e-mail para inovacao@fortec.org.br informando o término do preenchimento.
Todos os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) estão convidados a participar da pesquisa e têm até o dia 30 de julho de 2020 para realizar o completo preenchimento, caso o seu NIT ainda não tenha recebido o link do questionário, basta solicitar através do e-mail: inovacao@fortec.org.br.Contamos com a sua participação!

Em caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail ou telefone:
inovacao@fortec.org.br
+55 84 99134-7944

FORTEC lança Nota Técnica 4/2021: Prestação de serviços tecnológicos e Acordos de parceria

O Fortec, após reunião com a Câmara Permanente de CT&I da Advocacia Geral da União (AGU), divulga a quarta Nota de Orientação do ano, desta vez sobre o tema: Prestação de serviços tecnológicos e Acordos de parceria.
O objetivo da nota é auxiliar os NITs, por meio do esclarecimento sobre elementos importantes da aplicação correta dos mecanismos contidos nos artigos 8º (prestação de serviços) e 9º (acordos de parceria) da Lei de inovação.
Destaque para o quadro elaborado pelo Fortec que mostra as características de uma atividade de prestação de serviços técnicos especializados em comparação com atividades que envolvem parcerias no âmbito de pesquisas em CT&I.

Confira a íntegra da nota no link: NOTA 04.21 DE ORIENTAÇÃO AOS ASSOCIADOS – Serviços Técnicos e Parcerias para Pesquisa

FORTEC lança Nota Técnica 3/21: Propriedade Intelectual nos Projetos Financiados por meio da Lei de Informática

Como resposta a demanda de associados e no intuito do fortalecimento do papel das ICTs em uma das mais importantes políticas públicas de incentivo a P&D no Brasil, o FORTEC destaca alguns das principais aspectos relacionados à Propriedade Intelectual nos projetos financiados por meio da Lei de Informática.
A correta observação destes aspectos levará ao fortalecimento de parcerias duradoras e equilibradas, bem como da Política Institucional de Inovação e a própria política nacional de TIC.

Confira a íntegra da nota no link: NOTA FORTEC 03.2021 – PEC 186.2019

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) Realizará Seminário Internacional em 20 julho

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) realizará virtualmente, em 20 de julho próximo, das 12h30 às 15h25 (horário de Genebra – CET), Seminário Internacional “Como aproveitar a pesquisa pública para a inovação em tempos de COVID-19 e além – Papel das Políticas de Transferência de Conhecimento”.

O evento é organizado em colaboração com a AUTM – The Leading Association in Technology Transfera Câmara de Comércio Internacional (ICC) e a Licensing Executives Society International (LESI).

As discussões do Seminário Internacional serão orientadas em torno das seguintes questões: – Como melhorar a transferência de conhecimento para impulsionar a inovação e resolver os desafios globais? – Quais políticas e práticas de transferência de conhecimento funcionam e quais não? – Como se pode medir melhor os impactos relacionados – em nível institucional e nacional?

Um dos painéis também cobrirá especificamente a questão da transferência de conhecimento nas ciências da vida e inovação em saúde.

Por ocasião do Seminário Internacional, uma nova publicação da OMPI em parceria com a Universidade de Cambridge será lançada. O livro “Harnessing Public Research for Innovation in the 21st Century: An International Assessment of Knowledge Transfer Policies” estará disponível gratuitamente para download.

Inscrições para o seminário encontram-se abertas no sítio da OMPI (código de segurança para inscrição – 33WSMBV521). O evento também será transmitido ao vivo pelo webcast da organização.

Inscrições podem ser realizadas em https://www.wipo.int/meetings/en/details.jsp?meeting_id=64148.

Fortec integrará grupo interministerial que implementará a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual do país

O Fortec integrará o Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) como uma das instituições representativas da sociedade civil, por um mandato de um ano. Dentre as atividades previstas está a contribuição para implementação e monitoramento da ‘Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual’- ENPI para o biênio agosto/2021 a julho/2023.

A Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, que tem validade de 10 anos, estabelece ações de curto, médio e longo prazo na busca de um sistema de propriedade intelectual que atenda de forma eficiente os usuários e contribua para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país.

O GIPI foi criado originalmente em 2001, no âmbito da Câmara de Comércio Exterior (Camex), e recriado em julho do ano passado, com coordenação do Ministério da Economia, sob Decreto nº 9.931, de 23 de julho de 2019 para propor ações e coordenar a atuação do governo federal no tema propriedade intelectual.

O GIPI é composto por representantes da Casa Civil, da secretaria-geral da Presidência da República e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Relações Exteriores; Saúde; e Meio Ambiente.

Conheça a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual aqui: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/cerimonia-marca-50-anos-do-inpi-e-lancamento-da-estrategia-nacional-de-propriedade-intelectual/EstratgiaNacionaldePropriedadeIntelectual.pdf