Encomendas Tecnológicas e Negociação de Contratos utilizando os conceitos de valoração

O Fortec oferece dois cursos exclusivos, com conteúdo focado nas demandas dos NITs e demais agentes do ecossistema de inovação. As inscrições estão abertas.

Curso ‘Encomendas Tecnológicas’: dias 23 e 24 de agosto 2021

Andre Rauen, economista diretor de estudos de inovação do Ipea, irá detalhar a modalidade de compra pública que envolve produtos inovadores ainda não disponíveis no mercado, a encomenda tecnológica. Prevista na lei de inovação e regulamentada em decreto, a encomenda tecnológica é um dos instrumentos possíveis de serem utilizados pelos gestores de inovação para melhor qualificar uma tecnologia em desenvolvimento na instituição; para obter serviço de pesquisa, desenvolvimento e inovação inéditos no mercado ou para desenvolvimento de novo processo inovador.

A encomenda tecnológica da vacina contra a Covid-19, COVISHIELD, contratada pelo Ministério da saúde do Brasil para o enfrentamento da pandemia é o exemplo mais recente da aplicação deste instrumento em favor do interesse público. Existem outros exemplos práticos que serão apresentados neste curso além do passo a passo nas etapas necessárias para aplicar de forma correta esta ferramenta. Serão discutidos também exemplos de encomendas tecnológicas de outros países, a fim de provocar a reflexão por meio de lições aprendidas.

Veja a ementa aqui:

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/minicurso-curso-encomendas-tecnologicas—pre-encontro-fortec-2021__1294314

 

Curso ‘Negociação de Contratos, utilizando os conceitos de valoração’: dias 30 e 31 de agosto 2021

O curso é voltado para gestores de inovação e demais atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. José Luis Solleiro, diretor da Cambiotec, organização dedicada a consultoria e capacitação em gestão da inovação, irá detalhar métodos de negociação de contratos envolvendo CT&I; prospecção tecnológica e valoração de tecnologia.

Veja a Ementa

Horário (sujeito a confirmação) 30 de agosto 31 de agosto
9:00-11:00 Tipos de contratos de transferencia y su relación con el nivel de madurez de la tecnología Estrategias para negociar cláusulas de contratos: alcance de los derechos, asistencia técnica, capacitación, pagos diversos, responsabilidad, sub-licenciamiento, etc.
11:00-11:15 Intervalo Intervalo
11:15-13:15 Práctica de elaboración de estrategias de negociación en grupos pequeños Práctica de elaboración de breves guías para negociar diferentes tipos de contratos de TT

 

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/minicurso-negociacao-de-contratos-utilizando-conceitos-de-valoracao-de-tecnologia-pre-evento-fortec__1294315

Mais Notícias

Últimas notícias