7º FORTEC

O FORTEC é o principal evento catalisador das políticas de inovação e atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia adotadas pelas universidades, institutos de pesquisa, núcleos de inovação, agências, escritórios e congêneres de todo país. Acontece anualmente, de forma alternada nos diferentes Estados, quando estes se reúnem com o governo e a indústria a fim de formar parcerias e consolidar ações, visando promover a inovação tecnológica no país e elevar o patamar de competência dos agentes.

Dentre os impactos decorrentes desses eventos, podemos destacar o intenso intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas. Certamente, estas atividades abrem espaço também para a análise do potencial que atualmente permeia o relacionamento do Brasil com os demais países no que tange a inovação tecnológica.

Com o objetivo de apoiar as ações do FORTEC e de alcançar efetivamente estes fins, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e com o apoio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, apresentou candidatura para que o VII Encontro Nacional fosse realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em abril de 2013, tendo sido bem sucedida.

Essa edição do Fórum propõe concentrar o seu conteúdo no tema “Maximizando a Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Socioeconômico” que prevê uma programação focada na estruturação de atividades que possam, efetivamente, ser adotadas e implementadas pelos NITs, de forma a alcançar a almejada abrangência estratégica dentro de suas respectivas instituições, bem como para o sistema nacional de inovação.

Público Alvo

O Encontro FORTEC acontece desde 2007 e é significativo o aumento do número de participantes. Estima-se  em 2013 a participação de aproximadamente 500 profissionais, entre Gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de universidades e centros de pesquisas, representantes da área de inovação dos mais diversos setores públicos, privados, governo (municipal, estadual e federal), membros da academia científica, federação das indústrias e seus associados, profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento. Além disso, o evento tem confirmada a participação de especialistas internacionais que compartilharão suas experiências e abrirão espaços de discussão em torno do tema, sob diferentes pontos de vista.