A importância do uso estratégico da prospecção tecnológica em P&D&I pelas ICTs

Com Professoras Leila Costa D. Longa e Maria Celeste Emerick

Dias: 24 e 25 de novembro de 2020 (10h)

A disciplina abordará a importância do uso estratégico da prospecção tecnológica pelas ICTs como ferramenta chave para tomada de decisões no âmbito da P&D&I de forma que a contribuir para a transformação de conhecimentos em produtos para o mercado.

Programa Base:

O curso será realizado em dois dias divididos em:

Primeiro dia:

  • Breve Introdução abordando o artigo do  Marco Legal de CT&I que amplia as competências mínimas dos NITs incluindo a prospecção tecnológica;
  • Conceitos básicos de informação tecnológica na prospecção;
  • Patentes como fonte de informação tecnológica;
  • Formas de prospecção (P&D e mercado);
  • Estratégia de buscas (utilização de operadores de truncagem e booleanos, palavras-chave, área tecnológica através da classificação internacional de patentes – CIP)

Segundo dia :

  • Ferramentas para prospecção bases públicas (principais escritórios oficiais de patentes e outras fontes de informação) bases privadas (ferramentas de desenvolvimento de tecnologia e outras fontes de consulta)

Bibliografia sugerida:

EMERICK, C.M, Gestão Tecnológica como instrumento para a promoção do desenvolvimento econômico-social: uma proposta para a Fiocruz, dissertação de Mestrado, ENSP, 2006.

Leite, S.L- Informação para Prospecção: Um estudo exploratório na área da Saúde, Dissertação de Mestrado, ICICT, 2011

LONGA, D. C.L – Gerenciamento da Informação Tecnológica contida na Literatura de Patentes:uma proposta para a Fiocruz, Dissertação de Mestrado, ENSP, 2007

LONGA, D. C.L -Prospecção Tecnológica: Conceito e Aplicação – Livro A ciência e a Tecnologia do Futuro: aplicação dos métodos de previsão e prospecção no âmbito científico-tecnológico e social, V. 1, cap. 1, p.17 – 26, 2018.

OLIVEIRA, M.M.M, A Prospecção Tecnológica como Ferramenta de Planejamento Estratégico para a Construção do Futuro do Instituto Oswaldo Cruz (Dissertação de Mestrado) -Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2009.

QUINTELLA, M.C; MEIRA, M.; GUIMARÃES.K.A.; TANAJURA.S.A.; SILVA.G.R.H. – Prospecção Tecnológica como uma Ferramenta Aplicada em Ciência e Tecnologia para se Chegar à Inovação – Revista Virtual de Química, V. 3, Número 5, P. 406-415, 2011.

SANTOS, M.M; COELHO, G.M.; SANTOS, D.M; FILHO, L.F. Prospecção de tecnologias de futuro:métodos, técnicas e abordagens. Parcerias Estratégicas nº19, 2004.

 

Inscreva-se!

Inscrições por lotes, garanta descontos!​

​Você pode adquirir o COMBO (Pré-evento com os dois Cursos + XIV Encontro) com descontos! Esteja atento aos descontos e formas de pagamento.

Leave a Comment