Inovação em Educação: Desafios da Transformação Digital em Tempos de COVID-19

O impacto da COVID-19 se fez sentir de forma abrupta, em todos os seguimentos de atividades, exigindo muita criatividade das instituições e dos profissionais, na busca de alternativas para manter um mínimo de regularidade nas ações da sociedade.

Isso tem ocorrido, também, no ambiente das ICTs que, num prazo absolutamente exíguo, tiveram que buscar soluções para não comprometer suas atividades de ensino e pesquisa. 

Neste sentido, as tecnologias digitais foram as grandes aliadas para inovar e transformar o ensino presencial em virtual, sobretudo nas universidade, trazendo uma nova abordagem para a formação de recursos humanos. Além disso, a disseminação virtual de conteúdos elaborados para aulas presenciais traz à tona aspectos relacionados aos Direitos de Autor e Conexos, que até então não constituíam preocupação nas funções tradicionais das ICTs.

Por outro lado, o formato virtual e a participação dos alunos, por meio de uma tela de computador ou de um telefone celular, exigem do professor habilidades para motivá-los e mantê-los atentos, por um tempo relativamente longo, sem a necessária capacitação. 

Esse tem sido um grande desafio, e o objetivo da discussão deste tema é justamente informar e esclarecer sobre práticas recomendáveis à realização dessas atividades de forma adequada e inovadora, minimizando o risco de infração de Direitos de Autor, próprios e de terceiros, além  de propiciar uma melhor interação nas atividades ensino-aprendizagem.

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