PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA: Primeiro passo no caminho da INOVAÇÃO

 

A PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA é o primeiro passo na longa jornada para transformar novos conhecimentos ou tecnologia em INOVAÇÃO, principalmente quando se quer proteger por meio de PATENTE.

É por meio da prospecção em bases de dados de propriedade intelectual que se consegue verificar se o conhecimento ou tecnologia a ser protegido por PATENTE atende ao requisito fundamental que é a “NOVIDADE”, garantindo ao proprietário da PATENTE a exclusividade no uso, produção e comercialização do objeto da proteção por 20 anos, a partir da data do depósito no INPI-Instituto Nacional da Propriedade Industrial, no Brasil, com a segurança jurídica necessária para o investimento do empresário ou empreendedor, que aceita assumir o risco de investir para introduzir essa novidade no mercado.

Além da proteção por patente há outras forma de proteção da propriedade intelectual tais como o registro de Marcas, de Desenhos Industriais, Indicações Geográficas, entre outras dependendo da natureza do objeto a ser protegido e do objetivo da proteção..

Há, portanto, uma lógica a ser seguida na implementação de uma estratégica destinada a incrementar a INOVAÇÃO, a qual compreende diversos atores que interagem e cuja colaboração é fundamental para o alcance desse objetivo.

Como dizia Peter Drucker, a maioria das inovações resultam da busca consciente e intencional de oportunidades, e a PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA  é fundamental não só para verificar o estado da técnica, mas também para indicar territórios ou mercados potenciais, permitindo o mapeamento de eventuais parceiros ou concorrentes, bem como caminhos alternativos para garantir a exclusividade necessária à introdução de uma INOVAÇÃO no mercado.

Como faço para contratar a elaboração de um relatório de prospecção tecnológica relativo a minha proposta de solução, a fim de ganhar o ponto extra previsto no edital?

Você pode contratar o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) de uma universidade ou instituto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico – de preferência mais próximo da sua empresa – ou ainda uma empresa ou escritório especializado em patentes. São exemplos de NIT que podem atender a essa demanda:

NIT Contato e-mail telefone site Local
Univasf Viviani vivianni.santos@gmail.com 74 2102 7658 www.univasf.edu.br PE
INT Paulo Chacon paulo.chacon@int.gov.br 55 21 2123-1012 r 7294 www.int.gov.br RJ
INMETRO Ana Carolina Oliveira de Andrade Pinto acpinto@inmetro.gov.br (21) 2679-9357 www.inmetro.gov.br RJ
Agência de Inovação UNIFAL-MG Izabella Carneiro Bastos inovacao@unifal-mg.edu.br 35 99912 7379 www.unifal-mg.edu.br MG
UFRGS Adriano Rossi adriano.rossi@ufrgs.br www.ufrgs.br RS
Agência de Inovação da UFSCar Nayara de Cassia Gaban Rozatte nayara.gaban@fai.ufscar.br 16) 3351-9044 www.fai.ufscar.br SC
UFOP Marcelo Speziali speziali@ufop.edu.br 31 3559-1369 www.ufop.br MG
AGI PUC-Rio Cristal Marques cristal@puc-rio.br 21 3527-1306 www.agi.puc-rio.br RJ

Leave a Comment