Mestrandos do PROFNIT de três instituições participam de oficina prática de Gestão da Propriedade Intelectual no INPA

De 22 a 26 de julho, acontece a Oficina PROFNIT, na Sala de Reuniões da Incubadora INPA, localizada no Campus I do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. O momento é ideal para os alunos de mestrado do PROFNIT poderem conhecer as práticas desenvolvidas na gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo visando a Inovação.

A oficina profissional do PROFNIT tem como objetivo apresentar de forma prática, as atividades de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo, da forma como acontecem, no NIT do INPA – a COETI. O evento conta com a participação de 23 alunos do mestrado PROFNIT, de 3 instituições da Região Norte: Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Universidade Federal de Roraima – UFRR e, faz parte de um módulo obrigatório do programa de mestrado, que possui carga horária total de 90 horas: 50 horas serão cumpridas nesta primeira fase e mais 40 horas, que serão realizadas no NIT da UFAM.

Para a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do INPA, Noélia Falcão, o convite para a realização da oficina é o reconhecimento de um trabalho que o Instituto desenvolve desde 2002, na contribuição para a Inovação na região. “O INPA é um dos protagonistas do ecossistema local de inovação. Antes da Lei de Inovação, já realizávamos eventos que possibilitavam a capacitação de pessoas nessa área”, enfatiza. Falcão destaca ainda uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Startups – ABStartups, onde aparece como evangelista e líder de comunidade: Pessoa que fomenta atividades relacionadas ao empreendedorismo e à inovação, ou participa de palestras no ecossistema.

O Programa de Mestrado

O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, stricto sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores: acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

É um programa presencial do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC , em rede nacional de Pontos Focais, com Sede Acadêmica em um dos pontos focais, oferecido aos profissionais graduados que atuam em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica dentro do âmbito das competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

 

Leave a Comment