Uma das ações empreendidas pela Associação Nacional Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), no biênio 2014-2016 foi a implantação do Mestrado Profissional em Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência para a Inovação (PROFNIT). O curso já está plenamente implantado em 12 (doze) instituições denominadas Pontos Focais, conforme aprovado pela CAPES. Estes Pontos Focais estão localizados nas 5 regiões do Brasil, e lotados em 9 Estados da Federação.
Atendendo aos anseios das várias instituições associadas ao FORTEC e visando promover capilaridade do PROFNIT por todo o território Nacional, lançamos no mês de outubro a Chamada 03/2016 intitulada “PROSPECÇÃO DE INSTITUIÇÕES INTERESSADAS EM PARTICIPAR DO PROFNIT”.
Recebemos 14 propostas institucionais para novos Pontos Focais, a saber:
- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
- Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
- Instituto Federal Fluminense (IFF)/ Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal de Tocantins (UFT)
- Universidade Federal do Amapá(UNIFAP)/Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)/Instituto Federal do Mato grosso(IFMT) /Universidade do Estado (UEMT) do Mato Grosso
- Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do PROFNIT está analisando cada uma das propostas e aguardando sinalização da CAPES com relação aos procedimentos necessários para a abertura da submissão formal das propostas de adesão ao APCN/Plataforma Sucupira.
Brevemente serão agendadas visitas técnicas a cada uma das instituições proponentes, de forma a apoiar as demandas para que sejam qualificáveis para adesão ao curso, seguindo as mais rígidas regras de qualidade da CAPES, às quais os Mestrados Profissionais da linha PROF são submetidos.
O Conselho Gestor e a Comissão Acadêmica Nacional parabenizam pela excelente articulação de todas as instituições que manifestaram interesse no curso e – desde já – deseja as boas vindas à Rede Nacional PROFNIT/FORTEC.
Salvador, 15/12/2016